O
estudioso Gerard Fourez, indica que a educação científica seja vista sob uma nova
perspectiva, através de projetos, este propõe que sejam abordados na escola um
novo tipo de conhecimento. No lugar de desenvolver um currículo voltado para um
amontoado de matérias que se apresentam ao aluno, que os currículos sejam estruturados
de acordo com os paradigmas próprios de cada disciplina.
Nesta
perspectiva este autor propõe que as atividades, nas quais se exercitaria o
conhecimento por projetos, sejam orientadas por uma metodologia de trabalho
que, de forma sintética, significa construir uma representação (modelo)
relativa às situações concretas, tomando emprestado os elementos de diversas
disciplinas. Neste sentido o autor coloca:
“Construção
de representações do mundo que estão estruturadas e organizadas em função de um
projeto humano (ou de um problema a resolver), em um contexto específico e para
destinatários específicos, apelando para várias disciplinas, com a intenção de
chegar a um resultado original não dependendo das disciplinas de origem, mas
sim do projeto que se tem. A representação – às vezes chamada de ‘ilha de
racionalidade, pois deve também tornar possível as comunicações e os debates
organizados e precisos em torno de um projeto”
Em
outras palavras, esta atividade interdisciplinar deve ser considerada num
sentido mais restrito. Trata-se de um trabalho em que consultamos as especialidades,
os especialistas e as outras disciplinas, para atender a um projeto específico que
é o Blog, levando em consideração as contribuições destas consultas, mediadas
pela negociação. É justamente a solicitação e a explicitação de um
resultado final, que vai requerer uma negociação e um comprometimento,
por parte dos participantes do projeto, culminando com construção de Ilhas de Racionalidade
(IR). Diferenciando-se de um trabalho adisciplinar, onde trabalhamos por
projeto, com bom senso, mas sem apelar para os especialistas e para os
resultados das disciplinas.
No
trabalho disciplinar, são as normas tradicionais do paradigma da disciplina que
determinam os recortes do modelo teórico que vai ser construído. No trabalho
interdisciplinar, nós apelamos para o contexto, para o projeto, para o
destinatário e para o produto considerado, desempenharem este papel.
A finalidade do
projeto –
Conhecer os resíduos hospitalares, deste
sua origem na fonte a seu tratamento e destino final, fornecendo conhecimentos teóricos
e visão cotidiana da importância do tratamento destes para um sociedade
saudável e um planeta sustentável.
Os destinatários – é destinado aos
alunos do ensino médio, rede pública e particular, bem como a todas as pessoas que se interessam
pelo tema apresentado.
Blog criado com objetivo de exploração e aplicação de conceitos de resíduos sólidos em especial resíduos hospitalares, origem, coleta e destino dos mesmos, visando construção de conhecimento e experiências, bem como produção de artigos científicos.
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