O Projeto de Aprendizagem


O estudioso Gerard Fourez, indica que a educação científica seja vista sob uma nova perspectiva, através de projetos, este propõe que sejam abordados na escola um novo tipo de conhecimento. No lugar de desenvolver um currículo voltado para um amontoado de matérias que se apresentam ao aluno, que os currículos sejam estruturados de acordo com os paradigmas próprios de cada disciplina.

Nesta perspectiva este autor propõe que as atividades, nas quais se exercitaria o conhecimento por projetos, sejam orientadas por uma metodologia de trabalho que, de forma sintética, significa construir uma representação (modelo) relativa às situações concretas, tomando emprestado os elementos de diversas disciplinas. Neste sentido o autor coloca:

“Construção de representações do mundo que estão estruturadas e organizadas em função de um projeto humano (ou de um problema a resolver), em um contexto específico e para destinatários específicos, apelando para várias disciplinas, com a intenção de chegar a um resultado original não dependendo das disciplinas de origem, mas sim do projeto que se tem. A representação – às vezes chamada de ‘ilha de racionalidade, pois deve também tornar possível as comunicações e os debates organizados e precisos em torno de um projeto”



Em outras palavras, esta atividade interdisciplinar deve ser considerada num sentido mais restrito. Trata-se de um trabalho em que consultamos as especialidades, os especialistas e as outras disciplinas, para atender a um projeto específico que é o Blog, levando em consideração as contribuições destas consultas, mediadas pela negociação. É justamente a solicitação e a explicitação de um resultado final, que vai requerer uma negociação e um comprometimento, por parte dos participantes do projeto, culminando com construção de Ilhas de Racionalidade (IR). Diferenciando-se de um trabalho adisciplinar, onde trabalhamos por projeto, com bom senso, mas sem apelar para os especialistas e para os resultados das disciplinas.

No trabalho disciplinar, são as normas tradicionais do paradigma da disciplina que determinam os recortes do modelo teórico que vai ser construído. No trabalho interdisciplinar, nós apelamos para o contexto, para o projeto, para o destinatário e para o produto considerado, desempenharem este papel.



A finalidade do projeto  Conhecer os resíduos hospitalares, deste sua origem na fonte a seu tratamento e destino final, fornecendo conhecimentos teóricos e visão cotidiana da importância do tratamento destes para um sociedade saudável e um planeta sustentável.



Os destinatários – é destinado aos alunos do ensino médio, rede pública e particular,  bem como a todas as pessoas que se interessam pelo tema apresentado.


Um comentário:

  1. Blog criado com objetivo de exploração e aplicação de conceitos de resíduos sólidos em especial resíduos hospitalares, origem, coleta e destino dos mesmos, visando construção de conhecimento e experiências, bem como produção de artigos científicos.

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